segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Resposta aos comentarios do Blog

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Os Biocombustíveis e os Alimentos"

Ingrid disse...

Fikei ateh supresa em ver um blogger falandu sobre algo tão polêmico!!Meus Parabéns!!!

R: Cara Ingrid,

Essa é a ideia do Blog, falar sobre os biocombustíveis mostrando todas as visões sobre o assunto.

Grande abraço

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Os Biocombustíveis e os Alimentos"

Stéfany disse...

O Blogger está de parabéns...Muito bom!!!!

R: Muito Obrigado!!!!!!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------
"Pinhão manso: pesquisa da Embrapa avalia planta para produção de biodiesel no semi-árido"

antonio luiz muniz disse...

sou pequeno produtor de pinhao manso em fase de pesquisa e tenho 2 hectares de pinhao manso e ampliando gostaria de informaçoes e contatos por favor.

R: Caro Antônio,
você deve fazer contato com o pessoal do site semente de pinhao-manso e com a Ubrabio, fora isso você pode colher mais informações no link Matérias sobre Pinhâo-Manso

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Vantagens e desvantagens no uso do Biodiesel"
Anônimo disse...
este site e mt bom ajudou-me imenso num estudo para o teste

R: Muito bom saber

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Ontem foi a mandioca, hoje é o pinhão-manso"

Sara Dias disse...

Concordo plenamente, mas não será facil derrotar o pinhão manso porque ele é uma planta com grandes utilidades, e diferente da mandioca ele não impede nada na cadeia alimentar por não ser comestível pelos humanos e outra ele pode ser plantado em solo menos ferteis o que não ocuparia nenhuma área para plantar alimento.Eu não conhecia o pinhão manso mais apartir de um trabalho escolar, corri atrás pesquisei e hoje posso dizer com toda certeza que o pinhão manso é sem dúvida a melhor opção para o biodiesel.
Por que?
* É uma planta perene;
* Controla a desertificação;
* Evita a erosão;
* Muito resistente a pragas;
* Pode ser plantada em 90% do território brasileiro;
* É uma planta medicianal;
* Pode ser plantada no fundo do quintal;
* Retem 8 quilos de carbono;
* É menos poluente que o disel;
* E por não precisar da utilização de máquinas ajuda a combarter ao aquecimento global;
* Enfim ela da lucro e não nos impede de ter um planeta mais limpo.

R: Cara Sara,
Fico contente com a sua escolha, porém, como nem tudo que reluz é ouro, o Pinhão-Manso ainda passa por um periodo de adaptação ao Brasil onde muitas das suas certezas, ainda não foram confirmadas.
Grande abraço,
-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Mato Grosso do Sul e o Biodiesel"
Anônimo disse...
Achei teu blog por acaso. Vou começar a ler. Tks!
R: OK!
-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Soja, Amazônia e Biocombustíveis"

Cátia disse...
: Oi Manoel ...Conheci teu blog, navegando pela internet em busca de informações sobre o biocombustível.Para matar minha ignorância sobre o assunto, irei "visitá-lo" sempre...risos... Adorei. Prazerem "conhecê-lo"!

R: O przer foi Meu
-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Aracruz planeja fábrica de biodiesel"

Jully disse...
Eu tb estou impressionada, a aracruz vai usar 5% de biocombustivel para tranportar EUCALIPTO...que coisa linda...me surpreende o Brasil...

R: Ainda fiquei mais com o seu espanto
-------------------------------------------------------------------------------------------------
"Microdiesel": novo combustível de bacterias (em i...

Harry disse...
Gostei do tema. Onde consigo o nome das bactérias?

R: Veja em
Biodiesel: Alga no Tanque
Algas como matéria-prima de Biodiesel
Microalga como matéria-prima para a produção de biodiesel
Biodiesel from Algae

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Mapa do Biodiesel no Brasil"

Koltar disse...

Manoel, sou um estudante, tenho 12 anos e tenho um trabalho de Geografia: preciso (junto com um grupo) dividir o Brasil em quantas regiões quiser, mas de acordo com alguma informação. Selecionei o biodiesel como foco primordial.

Gostaria de saber se você não tem ou sabe alguém que tenha informações sobre a "fabricação de biodiesel no Brasil".

Meu e-mail é: joaopedrogui11@hotmail.com

Desde já agradeço!

R: Veja em Usinas de Biodiesel no Brasil

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Agrodiesel Mercosul (Santa Helena/PR)"

Anônimo disse...

Gostaria muito de saber quando vai comecar a selecao de funcionarios para a Agrenco Bioenergia em Marialva. E por onde vai ser a selecao, se diretamente na usina, pela agencia de Marialva ou por alguma agencia de Maringa?. Tenho muito interesse de fazer parte do quadro de funcionarios da Agrenco Bioenergia - Marialva.

R: Infelizmente não tenho essa resposta.
Grande abraço,

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"CELSO AMORIM DEBATERÁ ACORDO NA ÁREA DE BIOCOMBUST..."

Anônimo disse..

É fato constatado em todo mundo que o crescimento econômico reclama a utilização de novas fontes energéticas além do petróleo, surgindo daí, a busca por fontes de energias renováveis, ambientalmente corretas e socialmente justas, isso certamente não vai aumentar a fome no mundo, é justamente o contrário. O Brasil já está obtendo o domínio na área de tecnologia de produção em bicombustíveis e, está sempre aperfeiçoando conhecimentos tanto na cadeia produtiva, quanto na área de produção à distribuição desses recursos naturais.
Email. eudesadvogado@ig.com.br

R: Concordo!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Nova tecnologia é destaque no Seminário Biodiesel"

Blinda disse...

A Blinda, empresa 100% Nacional, fabrica unidades industriais para a produção de biodiesel(usinas) utilizando tecnologia de ultima geração para transesterificação.Trata se de 2 reatores interligados em serie, sendo que o primeiro trabalha a uma velocidade de 3.500 rpm gerando microbolhas que se implodem provocando aquecimento e a mistura homogenea entre alcool, oleo e catalisador,o segundo reator utiliza ondas sonoras com frequencias acima das detectadas pelo ouvido humano. Este processo de aceleração nos permite obter uma reação completa em aproximadamente 5 minutos via rota metilica ou etilica. Em processos tradicionais este tempo demora de 40 minutos a 1 hora para a rota metilica e até 3 horas para rota etilica.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Agrenco (Alto Araguaia/MT)"

CresceNet disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com/.
A hug.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
"Produção de biodiesel no brasil cresce geometricamente: 1,6 bilões em 2007 e 2,5 bilhões de litros em 2008"

Analise bem esta notícia e veja as impropriedades.

Verbos no presente... possibilidades todas no condicional,num futuro distante.

Telmo Heinen - Formosa (GO)

R: Bem observado Telmo
-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Usina de Biodiesel de Quixadá começa a operar em dezembro"

lipe disse...

bom dia eu estava querendo saber sobre a vagas oferecidas em quixada, sera por concurso ou pro curiculum, eu seriei muito grato se manda a resposta pra mim, um feliz natal pra todos.

R: Caro Lipe,
Como a petrobras é uma empresa de economia mista, ambas as opções de preenchimento de vagas será possível. É ficar de olho e ver no que vai dar.

Grande abraço,
-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Vale do Rio Doce começa a usar biodiesel em sua frota"

Anônimo disse...

muito bom o site, gostei muito da citaçao das inúmeras vantagens e desvantagens da utilizaçao do biodíesel.me ajudou muito em um trabalho de escola

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Paraná terá usina de biodiesel"

Anônimo disse...
Saudaçoes a todos, gostaria de saber se a usina vai produzir biodiesel a partir do oleo de fritura, ou outras localidades de reciclagem no Paraná.

Grato a todos.

R: essa não é a informação que nos foi passada.

Grande abraço,
-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Embrapa analisa áreas na amzônia para produção de ..."

ImóveisRN disse...
Já assinei o RSS.

Muito bom, gostei do blog! Parabéns

R: Muito Obrigado!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Vantagens e desvantagens no uso do Biodiesel" - 6 Comentarios:

Anônimo disse...
Agradeço pelo artigo publicado por este site, o que me ajuda muito em uma pesquisa escolar.Quero parabenizar o site por sua complexibilidade e coerência.
Obrigado

Anônimo disse...

Camaradas, eu agradeço muito por colocarem esse artigo, pois foi de grande ajuda para um trabalho escolar.

Anônimo disse...
este site e mt bom ajudou-me imenso num estudo para o teste

Rafael disse...
vlw me ajudou mt para a meu trabalho de casa

Anônimo disse...
Valeu! VC FOI MTO OBJETIVO!

Anônimo disse...

Ah! E era de objetividade q eu precisava! Valeu mesmo! :)

R: Obrigado! Espero continuar ajudando.

Grande abraço a todos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Biodiesel

Aline =Love forever Léo + Bob + Lilica= disse...

seu blog esta muito bom bom, estou fazendo um trabalho para feira de ciencias e tirei muitas duvidas aqui no seu blog ...

ta muito bom mesmo parabens!!

R: Muito obrigado, mesmo!!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

http://brasilbio.blogspot.com/2007/03/zoneamento-de-oleaginosas-para-fabricao.html




wbidin disse... Qual a vantagem ou desvantagem deste zoneamento? Isso de algum modo significa que o produto que plantar girassol em SP não poderá obter o seguro rural?

Caro Wbidin,Vamos por parte,1º O QUE É O ZONEAMENTO AGRÍCOLA? É um trabalho técnico, conduzido pela EMBRAPA, com a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, que através da identificação dos riscos climáticos, principalmente com respeito à falta de água durante os estádios críticos das lavouras (ou culturas), procura definir as melhores épocas de plantio. Também é considerada a temperatura, a ocorrência de geadas e outros fatores climáticos, além dos mapas que identificam os vários tipos de solo de cada município e/ou região.

O zoneamento agrícola define os períodos favoráveis de plantio para cada município, as cultivares habilitadas (recomendados), as doenças e pragas não cobertas pelo Proagro, e os produtores das sementes (detentores das sementes) dos vários cultivares indicadas.

O zoneamento agrícola é divulgado pelo MAPA no inicio de cada ano agrícola ou ciclo de plantio.

Para respostas às suas indagações acesse o site do PRONAF, lá vc encontrara as respostas para as seguintes indagações:

  1. QUAIS AS CAUSAS DE PERDA DE SAFRA QUE NÃO SÃO COBERTAS PELO SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR?
  2. QUANDO A COBERTURA DO SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR NÃO SERÁ CONCEDIDA?
  3. COMO É CALCULADA A COBERTURA DO SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR?
  4. ONDE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR?


No caso do girassol, caso o zoneamento agricola defina algumas das regiões de São Paulo como impropias para seu plantio e,ainda assim, o produtor resolver se arriscar, poderá não obter o seguro rural.

-------------------------------------------------------------------------------------

http://brasilbio.blogspot.com/2007/02/ms-investe-em-girassol-para-produo-de.html#comments

Fabiano Monteiro disse...

Olá...Parabéns pelo site...tem muita coisa sobre Biodiesel, mas tenho q fazer uma correção!No tirulo dessa matéria vc colocou q o MS INVESTE EM GIRASOL, mas logo abaixo vc citou a cidade de Rondonópoilis, que fica no MT e não no MS!!!No MS, estamos investindo no Pinhão Manso!!Abraços!!!

R: Caro Fabiano,Agradeço muito pela observação, já providenciei a correção.
Grande abraço,

-------------------------------------------------------------------------------------

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/amyr-klink-planeja-viajem-com-biodiesel.html#comments


Keith R disse...

Ola Manoel. Seu blog é sumamente interesante pra mim, porque o tema de biodiesel me interesa muito. Vou a visitar ao blog frequentemente.Que acha você da visão para biodiesel no Plano Nacional de Energía 2030 (PNE 2030) da EPE/MME?Atenciosamente,Keith

R: Keith,Fico Feliz que o blog tenha lhe servido. Estamos nos esforçando para mante-lo atualizado, para tanto é muito importante as contribuições e incentivos como o seu, que nos são enviadas.

Sobre o PNE 2003, é a primeira vez no país que se abarca a discussão sobre o planejamento de longo prazo do setor energético do país de forma completa. Podemos, com isso, vizualizar as tendências do mercado e podermos balizar as alternativas de expansão deste nas próximas duas décadas, permitindo que se fassa um planejamento da estratégica de expansão evitando surpresas no dimensinamento do balanço energetico na nossa matriz energetica.

Sites interessantes:PNE 2030
Pietro Erber, do INEE: Sugestões e Comentários sobre o Plano Nacional de Energia - PNE 2030
Matriz Energética 2030

Grande abraço.

-------------------------------------------------------------------------------------

biofuelsimon disse... Hi, eu vi que estes borne e eu tenho blogged
Você pode vê-lo nos mais melhores desejos Simon http://www.icis.com/blogs/biofuels

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/amyr-klink-planeja-viajem-com-biodiesel.html

Grato e grande abraço

-------------------------------------------------------------------------------------

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/o-grande-desafio-do-novo-governo-lula.html#comments

Anônimo disse... Acho q as coisas precisam melhorar manuel,mas Lula infelizmente nao eh a solução,ja q ele nao aumenta os salarios,que sao vergonhosos,e só atendem aos bancos e interesses do primeiro mundo.

Gostei muito do texto tanto que já o publiquei no Blog como:
"Denucias de trabalho escravo na produção de biodiesel"

-------------------------------------------------------------------------------------

Anônimo disse... O problema é acreditar na Folha de SP como fonte.Nada de positivo sobre Lula é divulgado. Pra tudo sempre é publicado o lado negativo.

Há ainda o fato de um dos proprietários da empresa que está lançando(ou lançou, nao sei) as ações ter sido impedido de operar no mercado financeiro por condenação anterior.
Isso eu não soube se saiu na Folha.

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/o-grande-desafio-do-novo-governo-lula.html#comments

R: Não vou aqui defender de forma alguma os meios de comunicação brasileiros, mas lembro que o Jô Soares entrevistando no ACM lhe perguntou se o fato da imprenssa dizer sempre que ele era corrupto não o incomodava. ACM, sem perder a pose e a arrogancia que lhe são peculir retribui dizendo: Oh Jô, não podemos confiar em tudo que a imprenssa diz, você bem sabe. Por exemplo, a imprenssa vive dizendo que você é viado e nem por isso eu acredito que você seja.

O ACM nós sabemos quem é, e o Jô????

-------------------------------------------------------------------------------------

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/o-grande-desafio-do-novo-governo-lula.html#comments

Anônimo disse...

Não acredito nisso,em rio verde-Go ,tem um pessoal misturando30% de ov ,o q eh um grande avanço ,diante dos pífios 2% do programa nacional

Ronaldo
18:46 http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/leo-vegetal-no-diesel-mistura-torna-o.html#comments

R: Caro anônimo, não acreditar nas coisas pode ser sinal de duas coisas: Loucura ou genialidade, não que haja grande diferença entre os dois.

O fato de misturar óleo vegetal ao diesel diretamente ao motor a diesel, não significa que ele não vá funcionar, funciona, pois ocorrerá o craqueamento térmico dentro do motor sem a presença de canalizadores. As conseqüências disso são basicamente duas:

a) Formação de gomas que se formam durante a combustão do óleo vegetal e que se depositam nas paredes do motor; e,

b) formação de produtos altamente cancerígenos.Portanto nada impede que se use o óleo vegetal diretamente nos motores a diesel, bastando apenas utilizar diesel combustível para iniciar a combustão e aquecer a câmara de combustão.

Fora isso, deve ser feita uma avaliação se a redução do tempo de vida útil dos motores compensa financeiramente e se os riscos para a saúde valem à pena.
Grande abraço,

-------------------------------------------------------------------------------------

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/adm-construir-uma-planta-de-biodiesel.html#comments

Anônimo disse...

E um absurdo o que vao fazer com o programa biodiesel, ja nao basta a venda das acoes da PETROBRAS que foram vendidas para empresas falidas NORTE AMERICANAS e estas as quais compraram as acoes majorita-rias com o proprio dinheiro brasileiro, agora estao entregando o programa BIODIESEL, ao controle dos AMERICANOS. Isso e crime! TINHA QUE MANDAR FERNANDO HENRIQUE PARA FORCA.

R: Caro Anônimo, concordo com você que as privatizações brasileiras foram todas palco de um grande embuste para o enrequecimento de uns poucos. Mas são frutos de uma sociedade que não conssegue ir às ruas defender seus direito e quando tenta fazelos é de forma anônima em um blog de particular e não como os argentinos, de quem tanto falamos mal, que vão às ruas e derrubam ministros e forcam o governo a tomar uma atitude digna.

-------------------------------------------------------------------------------------

Tio Almir disse...

Parabéns Brasil. Parabéns Petrobrás. Parabéns Projeto Biodiesel!Só peço a Deus que eu não me decepcione com esta luz brilhante no fim do túnel: o projeto biodiesel.

A noticia da construção das 1as. 3 bio-refinarias da Petrobrás são uma notícia maravilhosa ( e perigosa também)!Pelo que estou acompanhando, só tem cachorro grande brigando no pedaço. O único chiuaua é o NUTEC (centro de pesquisa do Ceará).

Tudo bem que precisa-se de produção em escala para se ter rentabilidade, mas, o fato de eu não vislumbrar nenhum pequeno na área, me dá arrepios.Grandes como a Ecodiesel e a Petrobrás, só para citar alguns, vão inviabilizar a entrada dos pequenas cooperativas produtoras de Biodiesel: Quem é que vai querer fechar contrato de fornecimento de sementes para uma cooperativa lá de Cabrobó, enquanto têm a Petrobrás em Candeias toda poderosa.

Há absurdos neste meio como uma tal de Biodieselbr, aonde uns professores campineiros (cold) brigaram por uma pseudo "patente" de Biodiesel( acompanhei isto pela net: foi um absurdo!. Mas resumindo, este pessoal parece um bando de mercenários: cobram até para que você possa ler um texto publicado no site deles.

A existência de sites livres é a garantia de informação livre, mesmo aos pequenos ( a lá EUA).

Finalizando, conclamo a nação dos bem-intencionados do Biodesel no Brasil: vamos lutar pela liberdade ( com responsabilidade, é claro ) de execermos nosso direito de participar do crescimento de nossa pátria.

Queremos ser reboques do progresso e nunca, massa de manobra de grupos poderosos ( independente de sua ideologia - se é que eles têm isto! ).

Meu Presidente: eu confio em cada palavra que proferiste sobre o projeto Biodiesel.

Não me permita decepcionar-me!

-------------------------------------------------------------------------------------

Claudio L.Targino disse...

caro Dr Manoel Neto parabenizo vossa excelencia pela abordagem real e necessaria a respeito da influente tentatva dos produtores de metanol em enfraquecer a nitida importancia do biodiesel tanto economica com geopoliticamente pela simples necessidade de lucro a qualuqer custo. enquato no Iraque produtor de petroleo o litro da gsolina custa 15 centavos de dolar no brasil graças aos produtores de alcool o litro custa por volta de 1 dolar sandisse indetectavel pela midia acostumda a guardar o que lhe for menos conveniente.

grande abraço e parabens pelo blog

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/metanol-abala-marketing-do-biodiesel.html#comments

R: Muito obrigado!!

-------------------------------------------------------------------------------------

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/leo-vegetal-no-diesel-mistura-torna-o.html#comments
Anônimo disse...

Cancerígena unh

parece que o que o mecanico branquinho em Rio Verde ,Goiás faz está irritando os interesses de poderosos que não querem saber de gente q conteste o biodiesel,mais um equívoco do governo,que deveria incentivar pesquisas para o consumo de óleo vegetal direto,ao invés desse programa desconexo que o governo pensa q implantou.

Quem está tentando créditos e incentivos sabe que o biodiesel só pode vingar sem a intervenção desse governo que não tem coragem de implantar um programa límpido,nem de criar legisslação clara sobre o assunto

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/do-fundo-do-ba.html#comments

Já comentado!!!!

-------------------------------------------------------------------------------------

Ethanol Brasil disse...

Prezado Manoel, independentemente de questões partidárias, creio ser essa iniciativa "a verdadeira", pois não dá o peixe mas ensina a pescar.

http://brasilbio.blogspot.com/2006/11/do-fundo-do-ba.html#comments

Concordo Plenamente,

Grande abraço.




Um comentário:

Kath disse...

Olá preciso de uma lista dos produtores de Glicerina do Centro-Oeste, consegue me fornecer?
ksapereira@hotmail.com