quinta-feira, 19 de junho de 2008

A FORÇA DA TERRA

por Mauro Kahn

"No dia em que um quilo de picanha irá custar mais do que um MP4 ...."

Embora pareça um exagero, hoje já não é tão irreal uma afirmativa desta dimensão. Quando colocamos o século XXI em perspectiva, notamos o quanto a banalização dos bens tecnológicos - cada dia mais desvalorizados - rivaliza com a crescente valorização dos recursos naturais, escarceados por crescimento desordenado e irresponsável do planeta nos últimos 100 anos. Não está, de fato, distante o dia em que um quilo de picanha custará mais do que um MP4.

Neste novo cenário, os beneficiados serão naturalmente aqueles que contarem com um alto potencial de recursos naturais; dentre os quais se encontra, no topo da lista, o Brasil.

Até o final do século passado, acreditávamos que nossas reservas de petróleo e gás fossem modestas, e partíamos da falsa premissa de que somente o petróleo era um recurso natural de real valor. Hoje não há a menor dúvida de que, no futuro, mantendo-se as devidas proporções, a água terá tanto ou maior valor do que o petróleo.

Habituamo-nos a viver em um mundo no qual a tecnologia sempre foi erguida em um pedestal e onde os recursos naturais – entre eles o alimento – pareciam fonte inesgotável. Agora nossa grande crise é a luta para assimilar, aceitar e viver uma nova realidade.

Atualmente, sabemos que países como China e Índia, apesar de terem conseguido um expressivo desenvolvimento econômico (graças ao domínio da tecnologia industrial), já enfrentam graves problemas com a falta de água, e que isto tende a se agravar – a Ásia, além de apresentar o assustador desnível de 35% dos recursos hídricos do planeta contra aproximadamente 60% da população, apresenta um grau de poluição dos seus rios e águas subterrâneas que permanece incontrolável.

A agricultura e a indústria consomem grandes quantidades de recursos hídricos. O conceito de água virtual – água gasta na produção de outros bens – nos mostra que cerca de 6 000 litros são necessários para que apenas um quilo de frango chegue à nossa mesa.

É neste ponto que as expectativas em relação ao Brasil disparam: com recursos hídricos em fartura e inúmeras fontes de energia (petróleo, gás, hidroelétrica, etc...), o país tem tudo para se transformar no maior exportador de alimentos do mundo. Com apenas 20% de suas terras aráveis plantadas, a situação brasileira é única no mundo.

E as possibilidades não param por aí. Em território nacional, o nível de insolação é espétacular, podendo assegurar excelentes safras e, futuramente, a promissora energia solar.

Mauro Kahn é analista da geopolítica do petróleo & ambiental e também o diretor do Clube do Petróleo

Nenhum comentário: