domingo, 8 de junho de 2008

Plantas e Produtos brasileiro patenteados fora do Brasil




  • Açaí (Euterpe oleracea) Empresa: K.K. Eyela Corporation, Japonesa, 2003 registrada como marca de propriedade da empresa. O Brasil esta tentando retomar a patente da marca açaí.

  • Acerola (Malpighiaceae glabra linn): Rica em vitamina C, a fruta foi patenteada pela empresa japonesa Asahi Foods, a que registrou como sua propriedade o nome açaí.

  • Andiroba. (Carapa quianesis Aubl.) A Rocher Yves Biolog Vegetale, setembro de 1999 (US5958421), na França, Japão, União Européia, Estados Unidos, a patente sobre a composição cosmética ou farmacêutica contendo extrato de andiroba. Em dezembro do mesmo ano, Morita Masaru conseguiu no Japão a patente sobre agente repelente para formigas e insetos com utilização do óleo da fruta de Andiroba.

  • Ayahuasca (Banisteriopsis caapi) , Usado pelos adeptos do “Santo Daime”. Empresa: MILLER LOREN S (US 5751P), USA. Serve de base para uma série de produtos farmacêuticos. A patente foi cancelada. As pesquisas avançam para utilizar o cipó no combate ao câncer.

  • Barabatimão-de-folha-miúda (Dimorphandra molli Benth) Sua vagem possui a substância chamada rutina que, misturada com a hesperidina (substância presente na casca da laranja), é capaz de evitar abortos e hemorragias. Estados Unidos, anos 60.

  • Bibiri (Ocotea rodiaei): Beberu ou Coração Verde. Semente: tipir. Princípio ativo, rupununina, é um eficaz antifebril, capaz de impedir recidivas de doenças como a malária, útil no tratamento de tumores e até no combate ao vírus da Aids. A substância foi batizada por Gorinsky de rupununines, uma referência ao principal rio da região. Empresa: BIOLINK; Como Anticoncepicional pela Empresa: Conrad Gorinsky, da fundação para a Etnologia (Oxford/Inglaterra).

  • Camu-camu. Rica em vitamina C, frutinha de gosto azedo, cheirosa e de casca avermelhada. Empresas japonesas e americanas brigam pela patente da fruta. Tem até 20 vezes mais vitamina C que a acerola que, por sua vez, concentra 80 vezes mais vitamina C que laranja ou limão.

  • Copaíba (Copaifera sp); Empresa: Technico-Flor S/A (WO9400105), na França e no Japão. Conservante de alimentos, cosméticos, anti-inflamatório e anticancerígeno.

  • Cróton ou Sangue de Dragão (Croton lechleri) – Shaman Corp. (US5211944), USA. Dois medicamentos: PROVIR (diarréia) e VIREND (herpes genital). Em teste p/tratamento da AIDS. Trata de produto antiviral e processo de obtenção do polímero de proanto cianadina, utilizado no tratamento de gripe e herpes.

  • CUNANI (Clibatium sylvestre). O princípio ativo do cunaniol, registrado pelo químico como polyacetylenes, é um poderoso estimulante do sistema nervoso central, um neuromuscular capaz de reverter quadros de bloqueio do coração utilizado pelas comunidades nativas na pesca. Patente: US5786385 Titular: GORINSKY CONRAD Trata de um poliacetileno, utilizado como pesticida e de forma terapêutica como ativador neuromuscular, anestésico local rapidamente reversível ou estabilizador da membrana cardíaca e geralmente como um agente para recuperação coronária reversível ou um ativo neuromuscular ou um neuroativo para amplas funções.

  • Cupuaçu (Theobroma grandiflorum ex-Sterculiaceae). Empresa: Asashi Foods, do Japão, patenteou o nome e a Body Shop, GB para uso em cosméticos. A patente japonesa foi cancelada pelo governo brasileiro. Empresa: CUPUACU INTERNATIONAL INC (WO02081606) Chocolate livre de estimulantes como a cafeína.

  • Curare. Mistura de ervas. Destacam-se as espécies (Chondrodendron e Strychnos). É utilizada como veneno. Empresa: LILLY CO ELI (US2581903). Trata de um preparado ativo derivado do alcalóide.

  • Erva baleeira (Cordia verbenacea). Ati-inflamatório dos Laboratórios Aché, desenvolvido a partir da erva baleeira usada há muito tempo pelas comunidades caiçaras do litoral da mata atlântica.

  • Espinheira-santa (Maytenus iliciofolia). Japão patenteou o uso da planta em remédios em 1997; aniti-inflamatório: antiasmática, anticonceptiva, gastrite crônica, indigestão, tratamento de úlceras e em tumores estomacais Problemas estomacais e; Empresa: Nippon Mektron KK, JP (EP0776667).

  • Fósseis: O fóssil raro de uma planta de 130 milhões de anos foi anunciado na Suécia como uma grande descoberta. Só não se revelou que ele foi levado ilegalmente da Chapada do Araripe, no Ceará.

  • Guaçatonga ou erva de bugre (Casearia sylvestris). Compostos químicos do grupo das casearinas com atividade antitumoral. Uso no tratamento da herpes labial, como antiofídico e anti-câncer. Empresa: JAPAN.

  • Guaraná – Universidade de Cincinatti (anti-coagulante cirúrgico).

  • Hipericão, Erva de São João ou Jasmim (Hypericum perforatum).Principio ativo: fiotan, um antidepressivo superior ao Prozac e sem efeito colateral. Ano foram prescritos mais de 3 milhões de receitas do produto por médicos alemães.

  • Jaborandi ou Pilocarpo (Jaborandi pilocarpus) A empresa alemã Merck é detentora da patente do uso do pilocarpina (US5059531), substância usada para tratar o glaucoma, antídoto contra a dificuldade de salivar, e pode ser usada em remédio contra a calvície, infecção pulmonar, asma e artrite. Remédio: Salegen.

  • Jararaca (Bothrops jararaca). Substancia Pilocarpus pennatifolius - Captopril, um dos anti-hipertensivos mais usados no mundo, um mercado de US$ 2,5 bilhões, isolado do veneno da jararaca. Empresa: Bristol Myers-Squibb. O Brasil paga royalties, como o resto do mundo.

  • Jenipapo. Fruto do Jenipapeiro (Genipa americana) usado na indústria de cosméticos. Possui um elevado conteúdo de ferro usado para combater a anemia decorrente do impaludismo ou das verminoses Faz bem aos asmáticos. Diurético (hidropisia). Chagas de origem sifilítica Ação purgativa e usado para combater as cataratas.. A empresa Aveda Corporation indenizou os índios Guaranis-Caiovás pela propriedade intelectual.

  • Mandioca selvagem (anihot anomala Pohl). Substância: Cumaniol: anestésico, usado para pesca pelos índios da Amazônia usado da Amazônia, foi patenteado pelo laboratório Biolink. A substância pode ser usada em delicadas cirurgias de coração. (PB), pois, pode ser usado para parar o coração durante as cirurgias.

  • Miristicácea (Virola sp.). Familia Myristicaceae de boa madeira, também chamada ucuubeira: pesquisa divulgada em 1993 mostrou que substâncias do fruto têm poderosa atividade antioxidante, dez vezes mais eficiente que a vitamina E.

  • Mogno (Swietenia macrophylla King Vell ). Familia das Meliaceae : em 40 anos de exploração, foram extraídos 2,5 milhões de árvores, avaliados em US$ 4 bilhões. Dois terços da madeira mais valiosa do País vão para EUA e Inglaterra, nem todos pelo caminho da legalidade.

  • Miurapuama (PtychopetalumOlacoides Bentham). Traficada para o Japão, a erva é usada para tratamento de impotência sexual e apontada como afrodisíaca. Usado contra artrite e como estimulante. Empresa: Taycho Pharmaceutical.
  • Páfia: usado como anti-tumor. Empresa: Wakunaga & Roto do Japão.

  • Pau-Brasil (Caesalpinia echinata): Os portugueses surrupiaram dos índios o segredo da extração do pigmento vermelho. Sobraram poucos exemplares para contar a história da árvore que deu nome ao País e fornece uma madeira resistente e nobre. Uma das patentes dessa madeira, que se tornou rara no Brasil, pertence ao Canadá. Mais informações aqui.

  • Pau-Rosa (Aniba rosaeodora). Desde a década de 30, seu óleo é usado como fixador de aroma nos EUA, Bélgica, França, Reino Unido e Alemanha. É a matéria-prima do perfume Chanel nº 5 e corre risco de extinção.. Até hoje foram derrubadas 2 milhões de ávores de pau-rosa, principalmente depois que Marylin Monroe, o símbolo sexual do cinema de todos os tempos, disse que para dormir “vestia” apenas duas gotas do perfme Chanel 5, feito com essa espécie de nossa biodiversidade. EUA, GP, FR, AL, BEL (cosmético).

  • Quebra-Pedra (Phyllanthus niruri Linn do gênero filanto). Usada pelos índios para tratar problemas hepáticos e renais. Patenteada pela empresa americana Fox Chase Cancer Center, da Filadélfia (EUA) é usada na cura da hepatite B.

  • Quina ou Quina quina – Produto Quinino Novatek, etc. (anti-malária).

  • Rapadura. Apesar de genuinamente brasileira e produzida desde os tempos do Brasil Império, os produtores brasileiros de rapadura precisam pagar royaltes a empresa alemã Rapunzel, que patentiou marca "rapadura", para poderem usar o nome do doce. O que é pior, a rapadura comercializada por eles é produzida aqui mesmo no Brasil.


  • Sapo (Epipedobates tricolor) (Epipedobates tricolor). Substância Epibatidine, toxina analgésica 200 vezes mais potente do que a morfina. Pode ser a primeira de uma serie de analgésicos capazes de substituir os derivados de ópio. Foram roubados 750 rãs da espécie. A Abbott sintetizou a substância e vende a droga. Relaxante muscular, anestésico.e anestésico.

  • Rã Kambo Kambo, Sapo Kampô, Cambô ou Sapo Verde (Phyllomedusa bicolor) “Vacina do Sapo”. Substâncias: Dermorfina, potente analgésico e, hdeltorfina, ambas retiradas da pele da rã . Tratamento da Ischemia. Empresa: Abbott. 10 patentes (Antibióticos e Analgésicos) Utilizada entre os povos indígenas do Brasil e do Peru a vacina é uma prática antiga com fins medicinais. Patente: (WO9956766) Titular: UNIV KENTUCKY RES FOUND. Método para o tratamento de Isquemia.

  • Seringueira (Hevea brasiliensis): Em 1876, Sir Henry Alexander Wickham, passando-se por colecionador de orquídeas, roubou sementes e mudas de serigueira para cultivo na Malásia, que, a partir de 1910, se tornou o seu maior produtor mundial e provocando a decadência e o fim do famoso "Ciclo da Borracha" na Amazônia. O Brasil passou a importar borracha e Sir Henry, a serviço do governo inglês neste trabalho, foi condecorado como Cavaleiro do Rei.

  • Stevia é um género botânico pertencente à família Asteraceae. Empresa: JAPAN. Produto: adoçante concorrente do aspartame.

  • Unha-de-Gato (Uncaria ssp.). Utilizado pelos Asháninka no tratamento de asma e hinflamações urinarias. Patente: (US5302611) Titular: KEPLINGER KLAUS Trata de um alcalóide para estimular o sistema imunológico.

  • Yanomami: Patente dos dominios http://www.yanomami.org/, http://www.yanomami.com.br/, e http://www.yanomami.com/ por estrangeiros e tentativa de exploração da Cultura Yanomami, além da identidade genética com o roubo de amostras de sangue. Veja Fotos de uma Aldeia Yanomami. Veja mais sobre o tema: Public Anthropology, Grupo ETC, Biopirateria, Comissão Pró-Yanomami, Boletim Yanomami nº 26 e Grupo de Trabalho Amazônico.

  • Até sangue humano, como o dos povos caritianas, suruís e ianomâmis, foram parar em modernos laboratórios ou bancos de células norte-americanos. A posse desse sangue vem sendo contestada pelas tribos envolvidas Suruí e os Yanomami.

  • Dentre muitas outras.

Leia mais sobre Biopirataria aqui.

16 comentários:

cleide castelluccio disse...

E SERA POSSIVEL FAZER ALGO PRA SALVAR NOSSA CULTURA NOSSA IDENTIDADE, E O GOVERNO O QUE FAZ EM RELACAO A ESSA SITUACAO? DEUS EH TESTEMUNHA E JUSTICA SEJA FEITA!

Unknown disse...

Muito bom artigo. Há muitas informações valiosas aqui. Que bom seria se todo mundo sabia sobre essas coisas. Este artigo deve ser compartilhado em todo o mundo.
Obrigado por postar essas coisas!
Atenciosamente, AutoPot Brasil - http://www.autopotbrasil.com/

Unknown disse...

Então resumindo... ainda somos roubados mesmo passado mas de meio milênio.... Bom o povo só pensa em cerveja e mulher... então....

Unknown disse...

Nada... isso acontece a meio milênio e o povo foi acostumado a festas cerveja e mulher então não a Deus que testemunhe, só o povo se levantar mas enquanto não falta cerveja... tá tudo bemm

EDVALDO HILÁRIO disse...

Pois é, um dos maiores ladrões de nossos produtos é o singelo Japão. Dá uma de "João sem braço" para que não se note suas garfadas em nosso país. E ainda pousa de bom, cortês e solidário. Ô cambada!!

Unknown disse...

Obrigada

Erica disse...

Tem como fazer um petição on line, pedindo algum atitude do nosso governo? sei lá... algo te que ser feito.Temos que mudar isso que é um absurdo total !!!!!!!!!Porque os jornais não publicam algo sério como isso?
Obrigada pela sua contribuição !

Unknown disse...

Mutas outras plantas e animais estao sendo levados..nem chegamos ainda aos fungos e bacterias e toda microfauna do solo!

Unknown disse...

Isso é muito grave e triste.

Unknown disse...

Tem como colocar para compartilhar isso é muito sério e grave.Estão roubando tudo de nós já não basta a colonização de Portugal que levamos anos para nós livrar.

SANDRA DECRION disse...

O Dr. Ise curou meu vírus infeccioso corona (COVID 19) usando seu medicamento terapêutico à base de plantas, A eficácia, o medicamento curativo erradicou meu COVID 19 positivo, com poucos dias de uso, seguindo instruções simples, todos os seus medicamentos atualmente serão aprovados pela OMS e os medicamentos terapêuticos à base de plantas do CDC são isentos de patógenos, eficazes, sem efeitos colaterais, todas as plantas herbais puras e naturais, processam e aproveitam em recipientes de plástico ,,, eles têm bom gosto. .Obrigado Dr. Use. Seu medicamento terapêutico à base de plantas é puro como Deus os fez, interrompa mortes, vidas seguras e use o medicamento terapêutico Dr.Ise Herbal para erradicar seu COVID19. Estou escrevendo de Lisboa, Portugal .. Salve-se do mortal COVID 19.
Seus medicamentos se tornaram o número um reconhecido mundialmente pelo CDC e pela OMS. O único Herbal Doctor concedido licenciado para tratar e curar pacientes em todo o mundo.
Seu contato é: cureherbal633@gmail.com. ou

isespiritualspelltemple@gmail.com
Whats-app: + 351924365160

louisa daniels disse...

Eu estava infectado com herpes genital em 2017 e estou em busca de uma cura desde então. Em outubro do ano passado, quando quase desisti, me deparei com um post na internet onde copiava o e-mail de um homem chamado Dr. ogbekhilu que fornece soluções à base de plantas para doenças. Entrei em contato com ele e cheguei a um acordo com ele, e ele me enviou um remédio herbal através do serviço de encomendas unidas, juntamente com instruções sobre como usá-lo. Para minha maior surpresa, fui curada após 18 dias de uso do remédio, conforme assegurado pelo médico. Decidi compartilhar isso porque sei que existem muitas pessoas por aí que precisam de ajuda. entre em contato com o médico pelo site https://drogbekhiluherbalhome.simdif.comEntre em contato com ele para obter remédios contra infecções como {1} HIV e AIDS {2} Diabetes {3} Epilepsia {4} Câncer de Sangue {5} HPV {6} ALS {7 herpes {8} insuficiência renal
whatsapp contato: +2348102460821

contact office disse...

What if you have been scammed on the internet ?

You have been fooled by bulldozers who are rampant in AFRICA, France, all over the world they are very strong to use stolen photos to have men and women who are actually looking for love, you should have been wary not to send money to someone you do not know .

We also invite you to contact INFO SCAMS (free service and call from Monday to Sunday 24h / 24) if you are victims of scam, make a report on the official reporting portal of the Ministry of Interior and Public Security .

Contact us directly to access our website :
You can make a report even if you have not suffered a financial loss : it can be useful to prevent further attempts at scams.


Email : celluleinterpolmondial@rocketmail.com / website : https://signaloipcs.wordpress.com

Unknown disse...

isso e gravissimo .deveria ser mais comentado, apesar que o brasileiro so conhece marcas de cerveja e jogadores de futebol

Jason Gilbert disse...

Nous avions tout ce que nous voulions en tant que famille, sauf une bonne santé. Je devais le faire pour le bénéfice de ceux qui doutent encore de l'efficacité des véritables plantes médicinales, tout comme mon père doutait au moment où j'ai appris que le Dr.WHITE était capable de guérir le virus de l'herpès. Contrairement à maman, papa est un (RACISTE) qui n'a jamais cru que quelque chose de bien pouvait venir de la race noire. J'étais belle et aventureuse, mais quand j'ai eu une infection herpétique qui s'est propagée dans mon corps comme un grand feu à un moment où papa luttait contre le VIH, c'était comme un nuage noir couvrant ma famille. Pendant de nombreuses années, j'ai souffert de douleur et de honte. J'ai décidé de surfer sur Internet pour une cure alternative, ce qui m'a conduit au Dr WHITE WhatsApp +2349091844595, un herboriste et guérisseur puissant mais humble qui a promis de me guérir et a tenu ses paroles. Cet homme est un autre papa d'une autre nation. Au début, j'étais sceptique, je lui ai posé des questions pertinentes et non pertinentes, mais il a été patient pour prouver que mes médecins et mon père avaient tort de dire qu'il n'y avait pas de remède. Haven a fait tous les arrangements; il a préparé et m'a envoyé le remède par le service de courrier express que j'ai reçu à la porte. En 2 semaines d'utilisation de sa cure, mes symptômes ont disparu et j'étais à nouveau bien même si la prescription était d'un mois. Tout cela grâce au Dr White qui a placé l'intégrité et la sympathie humaine au-dessus des choses matérielles. J'avais lu de nombreux témoignages de ceux qui ont bénéficié des médicaments du Dr WHITE, cela m'a en fait incité à lui écrire mais aujourd'hui, je suis sans herpès et papa est séronégatif, j'ai vu mon cas et j'ai été convaincu d'utiliser des remèdes à base de plantes. Remerciements célestes au Dr WHITE pour avoir restauré notre joie. Appelez le Dr White pour le traitement du VIH, de l'herpès, de l'hépatite, de l'infertilité, du diabète et du cancer. sois béni
Courriel/ DRWHITETHEHIVHEALER@GMAIL.COM

Maria Dominguez disse...

Você está triste ou deprimido devido à separação/desentendimento com seu parceiro e o quer de volta? Você está cansado de discutir e brigar? Você está procurando uma solução para o seu problema de casamento ou relacionamento, se sua resposta for "SIM", não hesite em enviar uma mensagem, ele me ajudou a recuperar meu ex-amante, os feitiços são autênticos, segui os procedimentos que me foram dados pelo Dr. Robbinson, tudo funcionou tudo bem, meu marido me ligou de volta para ficarmos juntos novamente, e ele estava arrependido de todas as suas ações erradas. Estou muito grato por restaurar a felicidade em minha família. Obrigado, alguém aqui precisa de ajuda para consertar seu casamento/relacionamento, sua solução é aqui, entre em contato com o Dr. Robbinson hoje no WhatsApp: +12267705795
E-mail: drrobbinsonspiritualhome@gmail.com