terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Bahia tem vocação natural para o biodiesel

Com forte aptidão para a produção do biodiesel, a Bahia ganha duas usinas e ainda possui áreas para produzir o petróleo verde.

O Biodiesel é um projeto estratégico do Brasil e que encontra na Bahia uma vocação natural para desenvolvê-lo. Combustível de queima limpa, o biodiesel é um produto do óleo extraído de algumas plantas, capaz de proporcionar o desenvolvimento social e econômico da Bahia, estado que ocupa a posição de líder isolado da produção nacional de mamona (92%), possuindo ainda uma grande plantação de soja. As duas plantas podem dar origem ao “petróleo verde”, bem como ao dendê e algodão. Também chamado de "petróleo verde", o combustível reduz a poluição atmosférica e serve como alternativa de energia renovável e infinita, qualidades bem diferentes do petróleo.

Além de proporcionar benefícios ambientais, o biodiesel também possibilita a geração de empregos diretos e indiretos, promove a inclusão social e o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais menos favorecidas. Com base no zoneamento realizado pela Embrapa, constatou-se que a Bahia possui grande potencial para a expansão do cultivo da mamona. Dos 452 municípios que apresentam esse produto na região Nordeste, 189 (41,8%) localizam-se no estado baiano. A tendência de crise relacionada aos combustíveis fósseis não renováveis aponta para o uso das energias alternativas como foi o caso do álcool.

No dia 28 de dezembro, foi realizado o Primeiro Encontro de Biodiesel de Jequié e Região, quando foi discutido com os presentes a importância da produção do biodiesel através da agricultura familiar. Um mês antes, o II Fórum Regional do Biodiesel em Guanambi teve como tema O Biodiesel e a Inclusão Social.

Emprego e renda

Recentemente, a Petrobras assinou um contrato para a construção da sua primeira unidade de biodiesel, em Candeias. A usina, que vai custar cerca de R$ 78 milhões, deverá produzir 57 milhões de litros do combustível ao ano. A cidade foi escolhida por diversos fatores, dentre eles o mercado consumidor e a localização privilegiada em relação aos meios de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo. A unidade vai gerar emprego e renda para aproximadamente 25 mil famílias de agricultores da região.

Já o município de Iraquara foi escolhido pela empresa Brasil Ecodiesel para a construção de uma fábrica para a produção de 80 milhões de litros de biodiesel por ano, utilizando como matéria-prima a mamona, o algodão e o girassol. Metade desses insumos será adquirida de 30 mil agricultores familiares, para quem a empresa destinará cerca de R$ 25 milhões. Serão gerados de 100 a 120 empregos diretos.

Pinhão-manso

Outra planta que desponta no cenário baiano como fonte geradora do biodiesel é o pinhão-manso. As vantagens do cultivo desta planta oleaginosa já estão sendo estudadas na Bahia pela Indústria Brasileira de Resinas (IBR), que tem um projeto em fase de instalação para o plantio de mais de mil hectares de pinhão e produção do combustível vegetal na cidade de Jacobina. Também há estudos da possibilidade do emprego da planta em projetos voltados para a produção do biodiesel em Andorinhas.
Estudos indicam que, além de produzir sementes oleaginosas, o pinhão-manso pode ser utilizado como substituto do arame nas cercas-vivas, sendo invulnerável aos pequenos e grandes animais, que se afastam da planta devido ao seu látex cáustico. Serve ainda para conservar o solo, reduzindo a erosão e a perda de água por evaporação.

Segundo os pesquisadores, o pinhão-manso é uma lavoura perene, que pode render ao agricultor de cinco a oito vezes mais que o leite ou outras culturas, podendo ser em consorciação com lavouras de milho e feijão.

Dentro de alguns anos, o biodiesel será uma alternativa real de renovação da matriz energética nacional e na Bahia esta realidade já vem dando, literalmente, bons frutos. Seja através do dendê, da mamona ou da soja, o estado mais uma vez mostra sua força. Com mais investimentos na área, o biodiesel gerado na Bahia aquecerá a economia, gerando emprego e renda para o povo baiano e, o que é melhor, sem agredir o meio ambiente.

Probiodiesel

O projeto Probiodiesel estimula a agroenergia no estado através do incentivo aos empresários. Ele foi apresentado no Congresso Bioenergy World Américas, realizado no final do ano passado no Fiesta Convention Center. Segundo o projeto, a Bahia poderá chegar a produzir cerca de 105 milhões de litros de biodiesel entre o final de 2007 e o início de 2008. “A Bahia é um Brasil em miniatura. Aqui nós temos diferentes tipos de solo e climas, o que nos dá a possibilidade de explorar diferentes oleaginosas. Poucos estados brasileiros têm a possibilidade de cultivar mais de quatro produtos diferentes voltados a produção de biodiesel”, afirmou o diretor de fortalecimento tecnológico empresarial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Roberto Fortuna.

O diretor afirma ainda que o Baixo Sul, Semi-Árido e Oeste são regiões baianas com grande potencial para este tipo de produção e se tudo der certo a Bahia poderá, dentro dos próximos anos, chegar a produzir anualmente 300 milhões de litros de biodiesel, o que deverá beneficiar 103 mil famílias. Para ele Roberto Fortuna, a Bahia tem possibilidades de fornecer seus produtos por diversos caminhos: terminal marítimo de Madre de Deus, caminhos fluviais, dutovias e rodovias. Além disso, as universidades baianas (Estadual de Santa Cruz, Federal de Feira de Santana e Federal da Bahia) possuem grupos de pesquisas e laboratórios que contribuem para os avanços relacionados a bioenergia.

Fonte: Agora On Line

Nenhum comentário: