quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Biodiesel - A lavoura é a salvação

Artigo sobre biodiesel.
08/12/03
Marcelo Fideles Braga e Nilton Tadeu Vilela Junqueira

Entre os produtos naturais fixadores de energia solar, os óleos vegetais constituem a fonte renovável mais promissora para a obtenção de biodiesel. Além do alto poder calórico, podem-se listar os seguintes benefícios do biodiesel:

·É uma fonte renovável de energia;
·Não exige grandes modificações nos motores tradicionais a diesel de petróleo;
·Reduz a emissão de poluentes pelos veículos;
·Reduz o desgaste dos motores (o biodiesel tem poder lubrificante);
·Apresenta mais segurança no armazenamento, por que é biodegradável;
·Aumenta possibilidades de renda para produtores rurais (impacto sócio-econômico);
·Reduz a dependência do país quanto a reservas externas de petróleo e as oscilações de preços do mercado internacional, além de reduzir a evasão de divisas.

Outras matérias-primas também podem servir para a produção de biodiesel, como as sobras de gordura vegetal utilizada na indústria alimentícia e também as sobras de gordura animal. Entretanto, considerando-se a produção dentro de uma escala comercial para um grande número de usuários, a utilização do óleo vegetal extraído de culturas agrícolas especialistas, mostra-se como mais adequada e econômica. Entre as culturas mais comuns produtoras de óleo, podemos enumerar em ordem crescente de rendimento as que produzem mais de 1000kg óleo/ha, entre outras, a mamona, o babaçu, a castanha-do-pará, o abacate, o coco-da-bahia, o buriti, o pequi e o dendê.
Além da baixa emissão de poluentes, o uso do biodiesel com certeza poderá contribuir para diminuição da poluição do planeta, pois o carbono emitido pela queima do biodiesel é reciclado da atmosfera atual, durante o processo de produção de biomassa pelas espécies fornecedoras de matéria-prima, substituindo a emissão do carbono presente nos combustíveis fósseis.

Apesar de já estar regulamentado em países da Europa e os EUA, o uso do biodiesel ainda necessita superar algumas dificuldades, tais como :

·Pode reduzir a vida útil dos componentes de borracha do motor, tais como mangueiras e retentores;
·Pode haver problemas quanto a garantias do fabricante de motores, pelo uso de combustível não previsto originalmente;
·Em climas mais frios, pode haver problemas no funcionamento do motor;
·Disponibilidade comercial ainda limitada
·Custos de aquisição possivelmente maiores que o diesel de petróleo.

Entre estas dificuldades, a disponibilização comercial e o custo final estão intimamente ligados à disponibilização de matéria-prima abundante e a preços competitivos.

Neste contexto, a prospecção e o melhoramento genético de espécies vegetais oleaginosas específicas para esse fim e o desenvolvimento de tecnologias e aditivos que otimizem o processo produtivo apresentam-se como grandes diretrizes para o esforço científico da pesquisa brasileira, procurando tornar possível a produção do biodiesel a preços e volumes competitivos.

Fonte:

Marcelo Fideles Braga
Especialista em fruticultura e biotecnologia
Nilton Tadeu Vilela Junqueira
Especialista em fitopatologia
Pesquisadores da Embrapa Cerrados
E-mail: fideles@cpac.embrapa.br

Nenhum comentário: