sábado, 3 de fevereiro de 2007

Porque o óleo vegetal in natura é uma má opção?


(Fotos de partes de um motor que usou óleo vegetal in natura)

O uso de óleo vegetais in natura (óleo vegetal in natura não é biodiesel. Biodiesel é o produto da reação química entre um alcool e um óleo vegetal ou animal. O biodiesel é quimicamente diferente tanto do óleo usado em sua fabricação quanto do alcool usado no processo.) em motores diesel, ou seja, o uso de óleo vegetal puro ou diretamente misturado ao diesel é hoje considerado um erro técnico e econômico por diversos motivos:

a) Como as moléculas dos óleos vegetais contêm glicerina, se usados sem nenhuma adaptação em motores projetados para queimar óleo diesel observa-se problemas de carbonização e depósitos nos bicos injetores e sedes de válvulas e desgaste prematuro dos pistões, anéis de segmento e cilindros e, a médio prazo, faz o "motor fundir" como atestam vários fabricantes, dentre eles a Valtra Tratores

b) A queima de óleo vegetal in natura em motores diesel, mesmo que adaptados para "não fundir" com esse uso, provoca outros problemas relacionados à diluição do óleo lubrificante como dificuldade de partida a frio, queima irregular, eficiência térmica reduzidaprodução de graves poluentes, dentre eles compostos lacrimogênicos (odor desagradável) e outros cancerígenos como as dioxinas (acroleína). Ou seja, a queima desses óleos in natura agride muito o meio ambiente e a população;

c) Adaptar motores diesel implica em custos gigantescos para a mudança de toda a frota do país, custos esses a serem arcados pelos donos dos veículos;

d) Não existe padronização do óleo in natura em um cenário em que os donos dos veículos usariam toda espe´cie de óleos vegetais, inclusive os residuais que possuem grandes quantidades e áfua, sais, outras gordurase etc, fazendo com que a experiência nas mãos da população se transforme em problema econômico nacional, levando uma quantidade gigansteca da forta brasileira para as oficianas por causa dos danos provocados no uso de resíduos não puruficados como combustível;


A regulamentação de tal uso seria um desastre para a economia brasileira de proporções enormes.

Os fabricantes de motores diesel nunca forneceriam garantia para seus motores utilizarem óleo vegetal in natura, seja qual ele for (soja, girassol, etc) já que eles é que acabariam com todo esse prejuízo bilhonário anunciado.

Já o biodiesel, é utilizado no mundo todo, em especial nos países desenvolvidos. Ele é definitivamente atestado como perfeito substituinte ao diesel de petróleo, possuindo caracteristicas muito próximas às do diesel, em nas poucas diferenças ele é melhor que o diesel tanto para os motores quanto para o meio ambiente.

Apesar do fato de um litro de biodiesel ter de passar por um processo mais complicado de industrialização do que o óleo de girassol ou de soja por exemplo, é isso que garante sua qualidade e faz com que os motores continuem a trabalhar sem maiores problemas.

É esse processo de industrialização que retira a fração da mólecula de glicerina do óleo vegetal e garante assim que essa glicerina não será queimada no motor.

É a glicerina que quando queimada produz a maior parte dos poluentes cancerigenos e lacrimogenicos, além de contribuir com o entupimento da injeção além de tornar o combustível mais viscosos diminuindo o rendimento do motor.

O uso de óleo vegetal in natura em motores diesel é um retrocesso técnico e econômico para o país e deve ser combatido antes que os prejuízos se tornem insustentáveis e quebrem a já combalida infraestrutura logistica brasileira.

Fonte: MB do Brasil

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Um comentário:

lêlêlê disse...

Papo furado... Tenho uma caminhonete hà 5 anos e a 4 uso óleo puro(sem essa de biodisel)sendo que pago R$0.90 o litro aqui perto de casa(SP) usado,porém tratado,sem água ou resíduos.

É so mandar seu mecanico pensar um pouco ou comprar no Ebay o KIT SVO - straight vegetable oil que serve pra esquentar o óleo antes de chegar à camara de combustão, é esse o segredo que se for depender da amigona Petrobrás(aquela ladra)jamais vai falar que funciona.

A... esqueci de falar o principal... mês passado foi aberto meu motor.

Perfeitíssimo. resultado, 4 anos e 70.000Km a R$.090 então :

70.000(dividido)10km/l= 7.000 litros utilizados = 7.000X0.90 =R$6.300 gastos.

Pense; se fosse colocar no posto =
7.000 litros a R$2.10litro =
R$14.700

Ou seja economizei mais de R$8.000 pilas... agora se realmente fosse tão ruim e desse pau no motor, ainda assim compensaria pois para fazer o motor do meu carro não gastaria isto(GM-Silverado)
Obs.Isto me lembra quando falavam que CD pirata que estragava o aparelho...

Bozo P/ Ele.