segunda-feira, 18 de junho de 2007

Frio e seca ajudam a maturação e o corte da cana

Depois de 15 dias de muito frio e chuva, uma massa de ar seco sobre o Sudeste impediu a entrada de novas frentes frias, elevando a temperatura até 30 graus em Piracicaba, Garça e Votuporanga no fim de semana. Entre segunda e terça-feira, no entanto, a mínima ficou em torno de 5 graus em São Carlos, Iguape e Barretos.

Em Campinas choveu o suficiente para atender à demanda das culturas e elevar a umidade até a capacidade máxima de armazenamento. Nas demais localidades, contudo, a umidade do solo ainda é alta - acima de 70%. A condição hídrica é favorável à agricultura, mas a temperatura limita o desenvolvimento das pastagens tropicais, comprometendo a qualidade da forragem.

COLHEITA

O frio e a seca favoreceram a maturação da cana, elevando a concentração de açúcar no colmo. O clima também facilitou o corte e o transporte da cana para as usinas.

As lavouras de milho safrinha, sorgo e amendoim de Miguelópolis, Barretos, Florínea e Jaboticabal foram beneficiadas pela chuva bem distribuída durante o ciclo. Em parte das áreas, a colheita já começou e as condições para os trabalhos de campo e a secagem dos grãos são boas. A colheita do café também prosseguiu com condições favoráveis para a secagem dos grãos.

Os preços baixos preocupam os produtores de mandioca de Palmital, Mogi Mirim e Cândido Mota, que estão iniciando a colheita da safra com boa produtividade. Para os produtores de limão taiti a situação é inversa: a safra deste ano foi menor que o esperado e as indústrias de suco anteciparam o processamento, aumentando a demanda e os preços do produto.


Fábio Marin - pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária
Fonte:

Nenhum comentário: